quarta-feira, janeiro 11, 2006

KéFeitoDeSi, PEDRO CASADO ?

O Pedro contactou-me através do mail que vou pôr nos comentários. É Ké já a seguir.

A ideia deste Blog não é criar um coro de palavras bonitas sobre um Prof. É criar uma comunidade de ex-colegas de disciplina/turma/curso/escola. É cada um de nós (re)lembrar cada um dos outros (pequenos episódios, características, vivências...), partilhando essas lembranças com todos, de forma socialmente aceitável. É cada um falar de si, do que anda a fazer e como pode ser contactado. Ficarei muito satisfeito se o Blog evoluir sobretudo para aí.

Claro que uns posts não resistem a umas palavras simpáticas dirigidas ao Prof, que eu próprio, às vezes, me interrogo se merecerei. Ao olhar para trás, é óbvio que sinto que hoje faria o que fiz de uma "melhor forma", o que significa que procuro "evoluir", "aprender com a vida".

Ora, o Pedro é o 1º a lembrar, de forma tão explícita (e simultaneamente de uma forma muito correcta), que nem tudo foram rosas. Pois não. Não interessa porquê, que culpas e méritos teve cada um, mas houve coisas que não foram (nada) perfeitas neste Prof (Jorge Constantino), nos outros Profs, neste aluno (Pedro Casado), nos colegas dele, na escola, nos funcionários, nas instalações, nos serviços, nos equipamentos, etc, etc, etc. Obrigado por lembrar isso, Pedro. É que é a presença dessa lembrança que torna mais engraçado estarmos aqui todos juntos, não é? Afinal, todos precisavamos de evoluir, mas, apesar disso, ficaram laços muito fortes entre nós!


PS1. Refere aqui que eu só coloco posts sobre pessoas a quem fiz fita. Não é verdade (repare que há muitos posts sem quadras...), até porque já nem me lembro a quem fiz ou não! P. ex., quando a Irina me mandou as dela, quase fiquei em estado de choque pois já não me lembrava daquele episódio ;-(( Mas não me peça para colocar (de uma vez...) referências a TODAS as centenas de alunos que já tive. Num Blog isso seria insuportável: eu entrava logo em depressão com o excesso de trabalho!!! Mas se quiser sugerir nomes, sugira: eu crio os anúncios para essas pessoas.

PS2. Mas já que é director de uma empresa de programação, porque não pensa(mos) em desenvolver uma página com uma BD de todos os antigos alunos e com um link para o espaço próprio de cada um? Era um belo Trabalho de Fim de Curso.

PS3. É verdade que tinha a mania de fazer fitas "aos pares" (namorados, amigos chegados, etc). Folgo em saber que algumas dessas fitas continuam juntas, na mesma casa (não é, Nuno e Elsa?) ...

[Pedro: se passar por aqui, diga-nos o KéFeitoDeSi + o seu contacto]
[Se alguém conhecer o Pedro, deixe um comentário sobre ele]

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Professor Constantino.

Agora sim, é-me possivél entrar em contacto consigo.

Em 1º lugar, em nome dos binários, parabens pela iniciativa. Portugal e cada um de nós necessita deste tipo de projectos para melhorar a auto-estima. E, outras coisas á parte, ás suas palavras, no PS deste mail, são totalmente correctas.

A minha situação neste momento é simples, director de uma empresa de programação, responsavél por uma mão cheia de projectos (Tv-Cabo, Fujitsu, etc...) e sem tempo para aquelas coisas boas que faziamos quando andavamos na escola.

Meu e-mail e sinta-se à vontade para divulgar e utilizar: jpcasado@sapo.pt

Pois em relação á fita, na altura tinha um entendimento de que só queria fitas na minha pasta de pessoas que realmente consideramos amigos, e isso, como o professor sabe só temos meia duzia.

Na altura não lhe pedi que me escrevesse uma, até porque em termos de relacionamento professor aluno, o nosso, não era o melhor e de ambas as partes.

Espero que passado este tempo tenhamos tido o crescimento e maturidade de perceber que as divergências não eram a nivél pessoal, e por isso agora lhe escrevo este mail, com a esperança de que mesmo sem fita possa ter um lugar no seu/nosso blog, pois o professor, mesmo sendo como é, teve um lugar na minha formação e estou certo que eu de alguma maneira também marquei a sua.

Aproveito também para lhe apelar que existem outros alunos que na altura também não tiveram direito a fitas, e isso porque o professor tinha uma maxima que em determinadas circunstâncias só fazia fitas aos pares.

Ora o apelo é mesmo nesse sentido, que todos os alunos possam ter direito a post's e não só aqueles (maioria) lhe pediam uma fita, com o intuito de dar um bocadinho de graxa para poderem passar ao cadeirão do curso de informática.

Mais uma vez, como binário, para "O" professor de programação, um abraço sincero.

Bem Haja.

Pedro Casado
Samora Correia
96 70 60 580
jpcasado@sapo.pt

Jorge Constantino disse...

Oh, Irina, francamente! Então ajudei-a a dar nome à criança com um algorítmo apropriado, "programei" a data do nascimento do miúdo recorrendo a uma técnica recursiva e ainda lhe ajustava a secretária ao tamanho da barriga e você ainda se vem queixar? Que mais é que queria? Reprovar mais uma vez? Isso não era possível... nem justo :-((

Anónimo disse...

Boas noites.

Caro professor, mais uma vez tem razão. Faríamos tudo novamente, mas de uma melhor forma, sem dúvida. É exactamente por isso que viver é tão "engraçado".

Em relação ás rosas e aos nossos comportamentos e acções na altura, é a constatação de um facto, ninguém é perfeito. Mas sim é verdade criaram-se laços muito fortes entre todos e cada um de nós. Espero sinceramente que este blog seja uma saudavél maneira de reatar-los, fortelece-los, dar-lhes uma outra forma, e continuada, de eles poderem existir.

A questão dos post's não é uma acusação, e como é óbvio, mesmo com uma base de dados ou apontadores e com uma aplicação devidamente modelada utilizando funções recursivas acabaríamos, indesculpavelmente, por nos esquecermos de algum, mais apagadinho, binário.

Em relação ao desafio que lança, pois sim, aceito e vamos a isso, começo por lançar um outro desafio ao nosso amigo Adriano, pois ele é quem melhor pode fazer um apanhado de todos os alunos de informática da nossa ESGS. (Adriano, vamos conversar sobre isto.)

Aproveito então para “combinar” que, mesmo sem ainda estar nesse patamar, começo já o meu trabalho de fim de curso, e escolho-o a si, como é óbvio, para coordenador.

Em relação a nomes para post’s, aqui ficam alguns:

Carla Miranda - Pernes
Susana Santos - Salvaterra
Verónica Duarte - Benavente
Bruno Teles - Coruche
António (Matlou) - Coruche
Afonso Diógenes - Alenquer
António Baptista - Entroncamento
Helga – Cacem
Luis Sabino (Robocop) – Eixo, Aveiro
Jorge Messias
Daniela Figueiredo – Arrifana

Como uma das “funcionalidades” deste blog vai ser marcar convívios entre nós acho que deveríamos esperar mais um mesito para agrupar mais o pessoal, e então depois avançar com uma data, mas o local ouso sugerir já, obviamente, Santarém – regressar ao local de partida.

Sr. Professor deixo-lhe também a ideia de criarmos um blog associado a este, mas para os professores, mais que não seja para podermos lá deixar as nossas mágoas, hehe.

Sem outros assunto de momento, com um abraço de amizade.

Pedro Casado

Jorge Constantino disse...

O quê? Ainda não fez o TFC? Absolutamente incrível... Mas aproveito já a sua disponibilidade!

Tem o email do AP? Não sei se ele já sabe disto...

Luis Medalhas disse...

Casado, olha lá o António Baptista que falas não será antes o Carlos Baptista?

Jorge Constantino disse...

Medalhas:
António ou Carlos Baptista? Eu também acho que era Carlos (um "rapagão" que aparecia às vezes com o "gorro" de Pai Natal - não era esse?).

Anónimo disse...

Boas tardes.

Pois têm ambos razão.

O Antonio (Matlou) é que é Baptista (quer dizer acho eu).

Realmente existe o Carlos Baptista e a sua/nossa Ana Aranha, do qual nunca mais ouvi sequer falar.

A minha memória anda péssima, pois apenas passaram 5 anos e já não me lembrei bem dos nomes de cada um.

Pedro Casado.

Anónimo disse...

Ha e tal....
"(Adriano, vamos conversar sobre isto.)"....
Concerteza, que eu estou disponivel para arranjar nomes e contactos de binários perdidos no "mundo lá fora da ESGS" (ou não ligasse o Sr Prof para a minha pessoa, sempre que precisa de mais um contacto de alguém)!
MAS....Era giro que me avisassem concretamente, em vez de me "OBRIGAREM" a ler este blog todos os dias à procura de novidades... (hehehe)
Resumindo, vou pensar em alguns binários, que ainda não estejam aqui contemplados e voltarei com novas.

Adriano Cruz