quarta-feira, fevereiro 15, 2006

KéFeitoDeSi, ROGERIO MATEUS SOARES ?

Então, Rogério, já chegou a Comandante Geral da Polícia? É sempre bom ter amigos em lugares desses. Sobretudo quando se tem boas recordações. E deste Rogério até guardo uma lembrança interessante, que foi uma lição de pedagogia para mim. Uma lição pequenina mas muito importante para quem estava a iniciar a sua carreira docente... Aposto que o Rogério nunca suspeitou da importância que teve para mim... :-)

[Rogério: se passar por aqui, diga-nos o KéFeitoDeSi + o seu contacto]
[Se alguém conhecer o Rogério, deixe um comentário sobre ele]

5 comentários:

Anónimo disse...

O professor e que tal partilhar, aberta e publicamente, essa lição de vida connosco?

Jorge Constantino disse...

Senhor(a) Anónimo(a),

Não seria correcto o Rogério ser o último a saber, pois não? Quando ele aparecer por aqui, escreverei mais sobre esse assunto.

E quando passar o Carnaval, tire a máscara do anónimo. Afinal, estamos entre gente amiga e conhecida, não é? Merecemos saber com quem trocamos impressões...

Anónimo disse...

Ora viva ilustríssimo Professor Constantino!
Vim parar ao "KéFeitoDeSi" por total acaso.
Fiquei agradavelmente surpreendido, e ao mesmo tempo curioso, com o teor da mensagem que me é dedicada. Mas o mais interessante para mim é iniciar um novo ano (hoje é dia 01Jan08) com lembranças de outros tempos que, apesar de me parecer ter sido anteontem, o certo é que já lá vai cerca de uma década e meia (é incrível a forma como o tempo corre!).
Bem, muito haverá para conversar, mas desde já lhe digo que a minha carreira vai muito bem, embora ainda me faltem subir uns degrausitos para chegar a Director Nacional (a expressão "Comandante-Geral" é tipica do meio militar, do qual nos temos vindo a separar/distanciar nas últimas décadas. Estamos numa corrente mais civilista, mais flexivel, mais moderna, geradora de uma maior proximidade com o cidadão, etc, etc ...)
Já não me lembrava do seu benfiquismo, pelo que presumo que será um frequentador assiduo da catedral, onde eu me desloco com regularidade.
Fico a aguardar noticias suas mas, antes de terminar, gostaria de dizer que também guardo comigo uma lembrança única dos meus tempos de estudante, na qual o senhor desempenha o papel principal (para além de mim, é claro!) enquanto meu professor.
Gostei de ver a fotografia da turma, através da qual pude relembrar toda aquela malta porreira (rapazes e meninas)! Só não localizei nela o Sérgio (rapaz muito ponderado e amigo do seu amigo. Que se terá passado para ele não constar daquela foto?) Um abraço para todos.
Para o Prof. Constantino um especial abraço, fazendo desde já votos para que este reencontro virtual se materialize num qualquer cantinho deste pequeno grande país!
Rogério Soares

Jorge Constantino disse...

Olá, Rogério,

Antes de mais, obrigado pelo seu contacto. Mas porque 15 anos não foram ontem, mande lá uma foto sua "daquele tempo" para eu colocar aqui no seu cantinho. E mande também o seu mail, para ser contactável por quem o quiser rever!

A que Sérgio se refere? Pode ser que o consiga ajudar, se me disser mais qualquer coisa sobre ele. Mas se é quem eu penso, não espanta que não esteja na foto pois era tipo mais para outro tipo de Bençãos :-))

"A minha carreira vai muito bem, embora ainda me faltem subir uns degrausitos para chegar a Director Nacional" - é sempre bom ter amigos bem colocados, sobretudo quando se é um condutor assim como eu sou ...

Ficou "curioso, com o teor da mensagem que me é dedicada"? Pois bem, aqui tem uma pista para desvendar esse mistério: lembra-se com que nota foi a exame? Lembra-se que nota teve na escrita? E lembra-se que nota teve na oral?

Unknown disse...

Viva professor,
Antes de mais, espero que se encontre bem de saúde e que a vida académica continue realizá-lo profissionalmente, coisa não muito frequente nos dias de hoje.
Relativamente ao Sérgio, o que lhe posso adiantar é que é natural de Santarém, onde então vivia, e que os pais tinham uma oficina de reparação de automóveis na cidade. Em tempos o Chin referiu-me que ele se encontrava a leccionar na ESGS (não sei em que curso nem em que cadeira, nem se ainda se mantém actualmente). Talvez assim já o consiga situar.
Quanto ao "mistério" relativo à "lição pequenina" que, segundo referiu, lhe proporcionei dir-lhe-ei o seguinte: é evidente que tenho bem presente esse marcante exame, o único (mas merecido) da minha vida de estudante! Já não domino todos os valores, contudo posso adiantar que: não recordo a nota com que fui a exame, por tão má que foi... eheheh! a nota do exame escrito sei que rondou os 9,50; na oral sei que tive uma nota muito boa, mas deixo essa revelação para o professor, não me vá eu enganar! o que é facto é que no final do ano lectivo, na pauta, surgiu a nota final de 12 valores. Esforcei-me imenso para aquele exame oral, pois, apesar das enormes dificuldades (naturais) que sentia na cadeira (nunca tinha tido qualquer contacto com programação), não me conseguia imaginar a reprovar. Tratou-se, portanto, de um esforço devidamente compensado.
Já agora, professor, gostaria de lhe dizer que, na altura, uma menina, agora seguramente já senhora, da qual já não recordo o nome (apenas recordo que também foi a exame e reprovou, salvo erro, logo no exame escrito) levantou suspeitas relativamente à honestidade e legitimidade da minha nota. Confesso que na altura, embora tenha retorquido às palavras dela em tom de brincadeira, fiquei bastante desapontado. Se o senhor puder aqui esclarecer, pode ser que ela um dia destes leia e dissipe as todas as dúvidas.
Mudando de assunto, e por forma a ficar com uma ideia daquilo que tem sido a minha "vidinha" desde 1993, posso dizer-lhe o seguinte: entre 1993-98 frequentei a licenciatura em ciências policiais no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI). Terminado o curso trabalhei na cidade de Lisboa, chefiando uma Esquadra de Investigação Criminal durante cerca de 3,5 anos. Depois deste periodo, fui convidado para regressar ao ISCPSI, o qual aceitei, iniciando ai a minha carreira como docente, na qual ainda me encontro, leccionando ao 4º ano do curso a cadeira de Investigação Criminal. Sou também director de estágio, o qual ocorre no 5º ano. Entretanto, fiz uma digressão por Moçambique, onde assessorei a direcção pedagógica e leccionei as cadeiras de criminologia e investigação criminal, na academia da polícia moçambicana, durante 3 anos (2003-06).
E, por hoje, é tudo.
Aqui fica o meu e-mail: rsoares.mateus@gmail.com.
Saudações benfiquistas..
Um abraço
Rogério Soares