domingo, maio 15, 2011

Mensagem aos Finalistas

Dia de festa na Escola. 

Escolhido, mais uma vez, para a entrega das pastas, muito mais do que orgulho por essa distinção, sinto um imenso prazer por “estar entre os meus” num dia tão especial para vós … e para mim.

Rodopio pelo pátio, vou conversando convosco. Recordo, em cada um de vós, percursos de vida e de escola muito diferentes, sinónimos de um crescimento pessoal próprio de cada um e que vos conduziu a um modo de ser e de estar na vida mais completo. Testemunhar esse crescimento, desde o dia da entrada (eu estive lá, 1º ano, 1º semestre …) até hoje (também cá estou, de gravata, por exigência vossa…) e sentir-me parte dele é das coisas mais saborosas para um Prof. 

Mas ainda mais saboroso do que isso, é sentir que também cresci convosco: obrigado, maltinha! E desculpem qualquer coisinha… 

Já no palco, uma a uma, vejo chegar pessoas. Penso: quantas vezes não terei resistido a olhar para elas como “alunos” e não como “pessoas”?

Chega mais uma, a lágrima não está lá, mas pressente-se. E eu recordo a pergunta que tantas vezes me faço: porque é que tantos “alunos” preferem ser vistos como “alunos” e não como pessoas”?

E outra chega e, indisfarçável, a lágrima soltou-se mesmo e eu tento adivinhar o que estará por detrás de tanta emoção. Cada um terá as suas respostas: a vitória pessoal, coroa de glória da sua determinação; o empenho dos pais, que trazem na lembrança memórias dos tempos de criança e que apostaram tudo na formação dos filhos (enquanto pensam: "como o tempo passa..."); o filho que veio ao colo, sem perceber muito bem o valor do exemplo que estava a receber; a valorização do esforço desenvolvido e das dificuldades vencidas, muitas vezes de forma silenciosa e escondida e ignorada pelos outros; o retorno do investimento feito, as saudades que já começam, os laços, quase de sangue, estabelecidos no cursos, a dúvida do que virá a seguir, etc, etc, etc.
Cada um à sua maneira merece os PARABÉNS. E já sabem: para almoços e jantares contem sempre com mais um. Afinal, aprende-se muito mais à mesa do que na sala de aulas, não vos parece?

Parabéns, maltinha.Sois o meu orgulho.
Um abraço amigo a todos vós,

Jorge Constantino

Sem comentários: